As novas tecnologias vêm revolucionando a comunicação com os seus clientes. Pouco importa se sua empresa é grande ou micro. A transformação para formatos digitais está aguçando a competitividade. Um bom exemplo desta mudança é a adoção do Whatsapp.
Veja a Pesquisa divulgada pelo Sebrae:
- Pelo menos 72% dos brasileiros já usaram o WhatsApp para interagir com marcas
- Mais de 80% das pequenas e médias empresas que usam o aplicativo acreditam que ele contribui para o crescimento de seus negócios.
Em 2018, veio o WhatsApp Business, uma versão para empresas. O Business é simples e basicamente se resume a programar mensagens, normalmente humanizadas. As solicitações devem ser respondidas uma a uma, o que não é prático quando se quer agilidade em atendimento. Ou seja, ajuda, mas já não é o bastante.
A solução para isso são os chatbots ligados a sistemas personalizáveis. Não sabe o que são chatbots? Chatbot é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. Quanto mais sofisticado e customizado o sistema, menos o cliente tem a impressão de que está interagindo com um software. Normalmente são soluções de custo acessível.
A automatização desse processo traz mais agilidade na hora do atendimento, precisão de resposta, redução de falhas, disponibilidade 24h, além de claro, a economia de recursos.
Uma pizzaria, por exemplo, pode colocar o seu cardápio no WhatsApp e permitir com que o cliente tenha acesso ao menu, na palma da mão, e faça o pedido de sua pizza de forma automatizada.São inúmeros os exemplos de negócios que estão se transformando. Este era um movimento necessário, a pandemia só antecipou a linha de tempo.
Esse processo de robotização pode salvar seu negócio, desde que seu processo físico de atendimento esteja bem alinhado, para que o cliente não se decepcione na ponta. E não é algo somente para grandes empresas. Acredite.
Fonte: Portal Contábeis