A ITA Transportes Aéreos, será uma novidade nos céus do Brasil em 2021.
A despeito da pandemia, a nova aérea promete decolar a partir da segunda quinzena de março de 2021, segundo o site da empresa. A ITA vai começar operando em São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro, Curitiba e Florianópolis, com outros destinos sendo inseridos posteriormente.
A idade média da frota é de 15 anos, com leasing fechado para 5 aeronaves. A primeira delas, um Airbus A320, já está em São José dos Campos, pintada e registrada com o prefixo PS-SPJ (“SPJ” são as letras iniciais de Sidnei Piva de Jesus, dono da empresa).
Para se ter uma ideia, a Gol opera com idade média de 11,1 anos, a Latam, com 9,8 anos e a Azul tem equipamentos com a média de 6,5 anos. A idade da aeronave é menos importante do que o rigor com manutenção e gasto de combustível. Aviões mais antigos consomem mais e suas manutenções são mais frequentes.
A Itapemirim inicia suas operações aéreas em meio a um plano de recuperação judicial iniciado em 2016. Com a pandemia, a empresa, que teve perdas de mais de 50% em 2020, vem utilizando a venda de ativos imobiliários como estratégia para finalizar o processo junto aos credores.
fonte: Jornal o Globo e site da Companhia.