Pesquisas do Sebrae mostram que 99% do total de empresas do país são micro empresas. São 6,8 milhões de empreendimentos, além de 8,6 milhões de microempreendedores individuais (MEIs), somando 15,4 milhões de pequenos negócios.
As pequenas empresas somam 27% do PIB e são responsáveis por 50% dos empregos com carteira no Brasil. Alguma dúvida sobre quem leva o país nas costas? E são justamente esses milhões de guerreiros os mais afetados pela crise em torno da pandemia.
Então vamos arregaçar as mangas e tentar algo novo? Não adianta sofrer por antecipação, é focar na solução. Com certeza, estas dicas podem ajudar no gradativo resgate do seu negócio. Acredite.
- Identifique, no que você já faz, o que pode ser melhorado, principalmente em comparação a um concorrente que se pareça com você.
- Use mão de tecnologias simples para controlar entradas e saídas, bem como um CRM para guardar informações do cliente.
- Tenha o habito de checar suas vendas e seu histórico de vendas.
- Foque na diferenciação pelo serviço, mais do que no próprio produto. Seu produto pode ser bom, mas o dos outros também pode ser.
- Enxugue despesas todos os dias. Veja se não está tendo algum excesso ou algo de que pode abrir mão sem comprometer a qualidade.
- Leia artigos, converse com cientes, entenda como reinventar seu negócio. Boas ideias podem permanecer depois da crise.
- Identifique linhas de crédito que possam ajudar num primeiro movimento de enfrentamento das despesas e também na alavancagem de mudanças.
- Desapegue de velhos hábitos, velhas estruturas ou coisas que um dia foram vitórias mas que não garantem mais o futuro.
- Tenha como propósito ajudar quem precisa. Esse “hábito” faz bem para você e, consequentemente, para o negócio.
- Use a comunicação, a interação e a presença nas redes sociais para criar e desenvolver novos vínculos.