Entendendo o que é Open Banking.
Antes de explicar o Open Banking, vale lembrar que, quando os bancos começaram a digitalizar suas operações, um grande medo surgiu: fraudes e roubo de informações.
Com o tempo, os sistemas foram se tornando mais sofisticados e seguros e a legislação foi se moldando a isso. É um movimento evolutivo que nunca acaba. O mesmo está acontecendo com o Open Banking.
O que é Open Banking?
É o compartilhamento dos dados e do histórico financeiro entre bancos com os quais você se relaciona. Esse acesso vai permitir a prestação de serviços financeiros personalizados.
Outro ponto é que o dono dos dados adquire o direito sobre seus dados, podendo leva-los para quaisquer instituições, sem a necessidade de, ao iniciar uma relação com outro banco, ter que começar tudo do zero.
Desta forma, ao compartilhar com seu banco mais informações sobre suas finanças ou as finanças de sua empresa, você terá ofertas cada vez aderentes ao seu perfil e às suas necessidades. Também será possível selecionar qual o nível de informação que queremos compartilhar e com qual empresas queremos nos relacionar.
Empresas tendo as mesmas visões sobre informações dos clientes, vai gerar ofertas mais agressivas de serviços e quem ganha com isso é o consumidor.
O Open Banking, embora signifique uma forma de democratização da informação, é firmemente regido pela legislação de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), ou seja, os dados do consumidor continuam protegidos e preservados. Todo o processo é orquestrado e acompanhado pelo Banco Central, criando uma experiência segura fluida para o consumidor.
fonte: Valor Econômicos e site BB